Plano de Trabalho

Procura-se parceiros para atender aprendizes do segundo período da escola pública

Plano de Instalação da Escola de Artes e Ofícios nas Comunidades

O projeto Escola de Artes e Ofícios, é uma articulação para a implantação de oficinas e ateliers nas comunidades, para a formação das equipes que irão movimentá-las e um plano de negocio para seu desenvolvimento sustentável.

A estratégia de criação de Núcleos da Escola de Artes e Ofícios nas comunidades está focada no Curso de Marceneiro Amador. O processo consiste na instalação de uma Oficina Embrião, partindo a formação dos primeiros  aprendizes até o momento em que esta equipe estiver apta e habilitada para receber novos aprendizes.

Neste percurso, contamos com a eficiência do conhecimento acumulado por marceneiros ao longo dos últimos milênios. O Curso de Marceneiro Amador apresenta  ao aprendiz 3 Kits que cumprem as etapas de formação do marceneiro e organiza a oficina para torná-la produtiva.

Para garantir a sustentabilidade de nosso plano de trabalho, incorporamos a lógica da produção em escala que impulsiona a economia contemporânea e acumula nas mãos do dono do capital, os lucros e benefícios da operação. Ideologias a parte,realinhando os recursos corporativos aos projetos coletivos de capital social, herdamos um poderoso ferramental de gestão capaz de articular a diversidade de ações, relações, trocas, serviços e todos os laços tecidos pela interação cultural.

A Gestão Coletiva, transparência das contas, e o compartilhamento de todas as informações, marcas e conhecimentos, são a contraparte criativa capaz desmontar hierarquia e construir redes. Concretizando estas afirmações, oferecemos aos núcleos da Escola, as licenças para reproduzir os Kits pedagógicos utilizados no Curso. Explorar a reprodução do Curso de Marceneiro Amador no mercado local é o modelo sustentável de incubação da oficina na conquista de independência.

A fusão destes preceitos e a realidade local, a capitalização das riquezas disponíveis e  a superação das dificuldades são os passos para criação de um Núcleo da Escola de Artes e Ofícios único, particular e ajustado as características da comunidade.

O plano de trabalho. A estratégia de criação

1 - Ciclo de Iniciação.  Oficina do Quebra Cabeça. Convite a população para montar o Kit do Quebra Cabeça Japonês.  A Oficina é a apresentação do projeto a Comunidade e a seleção dos aprendizes que irão fazer a etapa seguinte. Consideramos que 50 iniciações é uma boa amostragem da comunidade para encontrar os perfis mais apropriados para dar sequencia ao projeto. A aula de Iniciação custa R$ 10,00.

2 – Caixa de Ferramentas Manuais. A montagem da Caixa de Ferramentas  realiza a conexão do aprendiz com o patrimônio coletivo de conhecimento criado pela humanidade. As ferramentas Manuais na marcenaria trazem um designe milenar e uma lógica de funcionamento que são o arquétipo da técnica de se beneficiar as madeiras. Somente a experiência habilita o acesso a este legado das gerações. 
Na contraparte prática, as Ferramentas são os instrumentos de trabalho que deverão ser “encantados” pelo uso. O aprendiz em busca de sua precisão irá trabalhar para desenvolver as habilidades e criar renda. Sua Caixa de Ferramentas Manuais é o certificado que trará informações para que qualquer mestre possa avaliar seu grau de formação e o valor da mão de obra.
É interessante criar o habito de trabalho em equipe. Propomos uma equipe mínima de 2 pessoas para operação da oficina.
A Caixa de Ferramentas Manuais, e as aulas para sua montagem com a duração de 30 hora aula  e custam R$ 500,00 por aprendiz.

3 – As Maquinas.
 Dominada a técnica com as ferramentas manuais, a energia elétrica incorpora produtividade ao trabalho. A oficina permite dimensionar as madeiras de acordo com os projetos, dando autonomia  para a realização de qualquer serviço de marcenaria.
Com a utilização de guias e gabaritos, a oficina transforma-se  num equipamento industrial para ser operado com segurança e com altíssima produtividade. Assim configurada, a fabricação de novas séries dos kits didáticos do Curso de Marceneiro Amador será a atividade que irá tornar o projeto sustentável. A devolução dos conhecimentos adquiridos por esta primeira equipe para a comunidade reproduz o ciclo desde a fabricação dos kits necessários ate sua aplicação na formação de novos aprendizes. Esta “primeira encomenda” da oficina cria o modelo de divisão e aplicação dos recursos de acordo com o mérito e o esforço de cada um dos envolvidos, com a absoluta transparência garantindo a equidade na gestão dos recursos.

O ritmo do processo de implantação da oficina está diretamente relacionado  aos recursos disponíveis na comunidade. A presença de um marceneiro, de uma oficina já montada no espaço do projeto, permite um maior foco nos processos pedagógicos. A existência de educadores por outro, lado dirige o foco para as técnicas e habilidades artesanais. O mix entre estas vertentes será a marca local do Núcleo da Escola de Artes e Ofícios.


O plano de negócio elaborado com estrito respeito as regras e leis de mercados que regem a sociedade, reserva como espaço de inovação a reengenharia das ferramentas corporativas de administração e controle, frente ao capital coletivo, a transparência, tecnologias compartilhadas, responsabilidade ambiental e todos os valores do século XXI.


O convite que inicia este texto, é a apresentação do programa + educação, o projeto de implementação do ensino integral do MEC, que abre espaço de parceria com a sociedade civil e os agentes culturais locais para atender cada comunidade. Baixe os artigos e entenda porque.