CMA - Cultura Marceneira

Biologia da Madeira







Um marceneiro, íntimo da matéria prima de seu ofício, é capaz de contar a história da árvore a partir de sua madeira, Uma árvore, como todo ser vivo, um dia também foi semente, um casulo com todas as informações de uma planta absolutamente igual a todas as outras de sua espécie Também como todo ser vivo, uma árvore, colecionou ao longo de sua existência as marcas que seu habitat proporcionou, que a torna um ser único e especial 

Para desenvolver nosso raciocínio, vamos imaginar um grande pinheiro, nascido na encosta da serra, numa face da montanha, onde uma corrente de ar, e somente o sol das 11 horas em diante iluminam seus dias.

Certamente, sua história começa com um pinhão, destes que se come nas festas de São João. Em algum nicho propicio da mata, uma pequena raiz salda de um pinhão, penetra na terra e dá inicio a um novo ser. Segundo sua programação genética, o pinheiro crescerá rápido até conseguir colocar suas folhas acima dos arbustos da mata. Este crescimento primário é estimulado pela luz do sol. O fototropismo é comprovado pelas plantas domésticas que sempre crescem em direção as janelas.

Mas voltemos ao Pinheiro da Encosta da Serra. Seu nome é Araucária Brasiliense, do grupo das Gimnospermas, que quer dizer sementes a mostra. Plantas que não produzem frutos para envolver suas sementes. Por terem esta responsabilidade a menos na vida, as Giminospermas são plantas anatomicamente mais simples. Sua madeira (veja ilustração 2) é constituída por células alongadas, semelhantes a um pequeno tubo quadrado. Os traqueídeos. Possuem pequenos orifícios em suas paredes que permitem a circulação dos fluidos vitais da planta. 



Um dia, nosso pinheiro, finalmente ganhou em altura das árvores que concorrem pelo mesmo espaço. Até aqui, seu crescimento foi protegido do vento, da chuva, mas de agora em diante, será necessário encorpar o caule para enfrentar as intempéries. 

Mas, na posse de seu lugar ao sol, a planta iniciará uma nova etapa de sua vida. A energia solar captada pela copa da árvore promoverá uma grande aceleração em seu processo metabólico, que dará início ao crescimento em espessura do caule (crescimento secundário). A cada ano, um novo anel de crescimento será incorporado ao tronco. As estações quentes da prímivera-verão irão produzir traqueídeos de paredes finas, capazes de transportar grandes quantidades de fluidos vitais da árvore. Contrariamente, no inverno, com menos sol, o metabolismo também é mais lento e menos seiva circulará. A madeira formada (lenho tardio) será constituída de traqueídeos de paredes espessas Observe com atenção a ilustração nº1. Nos países de inverno com baixas temperaturas, que marcam nitidamente na madeira os anéis de crescimento, uma lâmina do caule rente a raiz, fornece com precisão a idade da árvore.

Algum tempo depois o pinheiro está forte o suficiente para colocar toda sua copa acima da mata. As características especiais de seu habitat passam a marcar sua vida. O vento encanado que sobe o vale irá estimular um dos lados do tronco a fazer mais força do que o outro. Digamos que a "musculatura" da árvore irá se desenvolver de maneira a compensar a força constante do vento.

Compreender este raciocínio é vital para o marceneiro, pois sua matéria, como todo ser vivo, traz em si as tensões internas que marcaram sua existência e que irão se manifestar em cada parte do seu ser.

Encarar a madeira com a consideração de sua memória é garantia de precisão, segurança e harmonia no oficio de marceneiro.










Descrever a carreira de um marceneiro, ou melhor de qualquer artesão, sempre terá duas versões.  A primeira e mais difícil, é a história de alguém sem a menor tradição familiar e que resolveu dar vazão a seu talento.  A outra versão é a história de um marceneiro formado na Oficina de sua família.  A marcenaria como herança do pai marceneiro; a versão da história que contamos em três tempos:


Nosso Curso de Marceneiro Amador resume esta carreira em 6 meses de aprendizagem, período em que você trabalha e pratica o ofício em nossas oficinas.  Neste curso, que prometemos decisivo em sua vida, você deverá trabalhar com 3 kits didáticos', um para cada etapa de graduação.

1º Iniciação - Projeto Caminhãozinho. A carreira de um marceneiro inicia-se por volta dos 9 anos.  Com esta idade, o aprendiz assume às primeiras responsabilidades na oficina.  Até aí, sua permanência será tolerada apenas como brincadeira.  A primeira tarefa de um aprendiz será varrer a oficina.  Junto com a serragem, estão disponíveis informações sobre a cor, paladar e cheiro das madeiras, as chaves para' sua identificação.  Outra função do aprendiz será apoiar as madeiras para os cortes e entalhes dos encaixes; a oportunidade para silenciosamente observar e aprender em todos os detalhes, a técnica de seu mestre.


2º O Domínio da Técnica -- Caixa de Ferramentas Manuais. Aos 13 anos, o aprendiz já adquiriu forças para começar a trabalhar com as ferramentas.  Inicialmente as da oficina, que servirão de padrão de excelência.  O aprendiz deverá então copiar cada uma delas para compor sua própria caixa de ferramentas manuais.  Encantar seus instrumentos de trabalho para que obedeçam fielmente a seu dono, será o trabalho do novo 1/2 oficial de marcenaria.  Aprender a afiar seus próprios ferros é condição de liberdade, independência, e também garantia de trabalhar pelo menor esforço, pela eficiência de seu equipamento.  A partir da conquista da Caixa de Ferramentas Manuais, o 1/2 Oficial terá a sua frente um encontro com a perfeição, que certamente jamais será atingida, mas a cada dia dará sinais de maior intimidade.


3º As Máquinas - A Oficina EmbriãoUm dia, (e cada um terá o seu), o 1/2 oficial vai achar que sabe mais que seu mestre.  Neste dia começará sua graduação.  Sua condição será conquistar sua própria bancada de marceneiro.  Terá de convencer o mestre da oficina a lhe repassar alguns serviços de menor responsabilidade.  Poderá também admitir um ajudante promovido entre os aprendizes da oficina.  Recebera do mestre o desenho e a receita do serviço, devendo cumprir todas as etapas de produção e entrega-lo pronto.  Sua remuneração, evidentemente será proporcional a qualidade e a perfeição de seu serviço.  Sua promoção como oficial, será portanto consequência do carinho e dedicação que aplicar em seu trabalho.  Conquistar sua tenda de marceneiro, com máquinas e freguesia próprias, é questão de tempo, oportunidade e determinação.